Conheça o fenômeno Superlua Azul que ocorre nesta quarta-feira

Conheça o fenômeno Superlua Azul que ocorre nesta quarta-feira

Foto: Fabricio Colvero/Divulgação

Primeira lua cheia do mês de agosto

Inspiração para os românticos de carteirinha e aficcionados por astronomia, a lua é motivo de admiração para muitas pessoas. No início do mês de agosto, a Superlua do Esturjão foi vista a olho nu, para o deleite dos apaixonados pelo fenômeno. Ainda no mesmo mês, nesta quarta-feira (30), vai ser possível ver a segunda superlua do ano em todas as regiões do planeta. Este fenômeno, popularmente, é chamado de Superlua Azul. 

Conforme informações da BaroClima Meteorologia, o céu da região central do Estado vai estar com boa visibilidade para o fenômeno. O melhor horário, pelo fuso horário de Brasília, é em torno das 22h35min. 

Tá, mas o que é a Superlua? 

Segundo Fabricio Colvero, 42 anos, idealizador do projeto Bate-Papo Astronômico, em Santa Maria, a chamada “Superlua” é o nome popular para o fenômeno Lua cheia do perigeu. Mas, o que é isso? Colvero explica que é quando o satélite natural está mais próximo da terra.

– A órbita lunar não é perfeitamente circular, e sim, levemente elíptica. Então, tem pontos que ela se encontra mais próxima da terra e outros mais afastados. O perigeu é o ponto mais próximo da terra. Ou seja, a "Superlua" é quando a fase da lua cheia coincide com esse ponto mais próximo – descreve Colvero.

Por que azul?

Para a tristeza dos gremistas, a lua não vai ficar azul. O astrônomo comenta que é um nome popular originário dos Estados Unidos: a classificação remete à expressão em inglês "once in a blue moon" (“uma vez em uma lua azul”), cuja tradução é "muito raramente". Por isso, não tem nada a ver com a cor. Colvero também comenta que esses nomes populares dados aos fenômenos não costumam ser bem aceitos pela comunidade científica.

O que vai ocorrer nesta quarta-feira é a união de dois fenômenos: a lua cheia no ponto mais próximo da terra e a segunda lua cheia do mês de agosto (chamada de lua azul, porque é rara). Assim, por isso o fenômeno está sendo chamado de Superlua Azul. 

– A particularidade é que esse fenômeno vai coincidir com uma superlua do perigeu, são duas luas cheias no mesmo mês. As pessoas esperam algo superior, uma expectativa maior do que ocorre. É uma lua cheia, levemente maior, pouca coisa mesmo – relata Colvero. 

O encontro dessas duas particularidades da lua só voltará a ocorrer em 2032. 

Qual o melhor horário para ver?

Por isso, aos apaixonados por lua cheia o melhor horário para a visualização, considerando o fuso de Brasília, é às 22h35min, quando a lua atinge o ponto máximo de aproximação. Mas o satélite natural já vai estar visível no anoitecer. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Painel que detalha ocorrências de desastres naturais no Estado é lançado na Expointer Anterior

Painel que detalha ocorrências de desastres naturais no Estado é lançado na Expointer

Com investimento de R$ 2,9 milhões, ruas de Santa Maria recebem reforço na sinalização Próximo

Com investimento de R$ 2,9 milhões, ruas de Santa Maria recebem reforço na sinalização

Geral